Dia 02/06 ))) Mobilidades e prostituição: entre mitos e direitos

O dia 2 de Junho é o Dia Internacional das Prostitutas. Esse dia lembra o momento histórico em 1975 quando 150 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier, na cidade de Lyon na França em protesto perante a discriminação e violência do Estado. Em reconhecimento de sua luta e coragem, esse dia foi declarado o Dia Internacional da Prostituta pelo movimento organizado de trabalhadores e trabalhadoras sexuais e vem sendo celebrado anualmente desde 1976.

Em 2012, esta data é cunhada como o Puta Dei no Brasil, nome dado pelo Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado de Pará (GEMPAC) em Belém. De acordo com o site delas, Puta Dei tem como meta,” reafirmar nossa luta política, capaz de reunir a diversidade encontrada nas esquinas e que é renovada a cada dia pela força das mulheres prostitutas.” Um sucesso desde sua primeira edição, Puta Dei já espalhou para várias cidades do Brasil, sempre no intuito de ganhar aliados e espaços na construção de novos significados da prostituição e reconhecimento do movimento brasileiro de prostitutas (que este ano faz 30 anos).

É neste marco que o curso “Migração, gênero e saúde” do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) convida a todos e todas para o evento no dia 02 de junho: “MOBILIDADES E PROSTITUIÇÃO: ENTRE MITOS E DIREITOS”.

Programação:

PRELIMINARES – Introduzindo o Puta Dei

EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS do movimento nacional e internacional de prostitutas.

MESA REDONDA:

Laura Lowenkron (IMS)

Ana Paula Silva (UFF, Davida),

Indianara Siqueira (Idealizadora do PrepareNem e CasaNem, Davida, Transrevolução, Vereadora Suplemente),

Bete Guedes (Projeto “O que você não vê“)

INTERVENÇÃO POLÍTICO-POÉTICA

com Tértuliana Lustosa

Sorteio de Livros.

ORGANIZADORES: Laura Murray (moderadora), Claudia Mora e Rogerio Azize.

No dia 2 de Junho, de 14h às 17h.

LOCAL: auditório IMS, bloco E, 6º andar (entrada pelo 7º).

Evento integrado às ações de mobilização UERJ Resiste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *