“Criando as 3 áreas de concentração” é tema de atividade no IMS

A atividade “Criando as 3 áreas de concentração” acontecerá no dia 28 de junho (quarta), às 11 horas, no auditório do IMS. Esta atividade faz parte da disciplina “A grande narrativa do IMS/UERJ, pelos seus Autores”. O objetivo é produzir memória e reflexões sobre os debates promovidos à época e a decisão de se criar as três áreas de concentração na Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social, no início da década de 90. Esta decisão parece ter produzido um processo de segmentação das atividades do Instituto, com especialização crescente nas três áreas determinadas. Tal processo, convergente com outros, reconfigurou os modos de produção no Instituto e a política institucional. Evitando atribuir qualquer juízo de valor, a decisão referida parece ter nos proporcionado um salto significativo na produção acadêmica, ainda que boa parte dos egressos do Instituto não tenham entrado em contato com as Políticas de Saúde, outra boa parte parece não saber exatamente do que se trata a Saúde Coletiva e não ter qualquer aproximação com as Ciências Sociais e Humanas; e, ainda, uma parte significativa dos egressos parece não ter qualquer base para avaliar ou analisar a dinâmica dos agravos à saúde na população. Seria ainda possível produzirmos algum grau de convergência entre as áreas? Conseguiríamos (seria producente?), hoje, formar um sujeito que articulasse os conhecimentos acima mencionados?