Pesquisadores do IMS ministram cursos no 10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia

Nos dias 7 e 8 de outubro de 2017, no período pré-evento do 10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, serão realizados cursos e oficinas. Pesquisadores do Instituto de Medicina Social estão entre os professores que vão proferir alguns deles. Os cursos terão duração de 4 a 16 horas, sempre distribuídos em dois turnos – manhã e/ou tarde. A maior parte dos cursos tem 8h, assim, é possível cada congressista fazer até dois cursos, desde que não sejam oferecidos no mesmo dia.

Os professores Michael Reichenheim e Claudia Leite de Moraes ministrarão juntos com Yara Hökerberg (Fiocruz), o curso Adaptação Transcultural de Instrumentos de Aferição Epidemiológicos, que tem por objetivo apresentar e discutir propostas de adaptação transcultural de instrumentos de aferição com foco nos roteiros propostos para instrumentos na área de Saúde Coletiva.

O professor Guilherme Loureiro Werneck, em parceria com Taisa Cortes (UERJ), está com o curso Diagramas Causais em Epidemiologia: Bases Teóricas e Práticas, que trabalhará inferência causal em epidemiologia; diagramas causais: definições, estrutura e premissas; conceitos de associação e independência em gráficos causais acíclicos direcionados (DAG – causal directed acyclic graphs); uso de DAG na situação de confusão (confounding); e DAG, vieses de seleção e informação e modificação de efeito.

Dividindo o curso Avaliação do Consumo Alimentar: Correção do Efeito do Erro Intrapessoal com Victor Kipnis (NIH/NCI), está o professor Eliseu Verly Jr., que abordará nesta atividade o problema da variação do dia-a-dia no consumo nas análises em epidemiologia nutricional. No curso será feita uma breve abordagem teórica sobre a correção dos dados pela variância intrapessoal, seguida de sua aplicação em análises: estimativa de medidas de associação entre consumo de alimentos e um desfecho e cálculo do índice de qualidade da dieta. Durante a atividade prática, os alunos poderão trabalhar em seus bancos de dados.

Eduardo Faerstein ministrará o curso O Centro Brasil de Saúde Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Como Participar?, que entende a saúde global como a saúde das populações em contextos que transcendem perspectivas e preocupações das nações individuais. O Centro Brasil de Saúde Global atua em rede com pesquisadores de outras instituições brasileiras e de estruturas similares em outros países. O Centro, do qual Faerstein faz parte, visa fortalecer vínculos que expandam o debate acadêmico e estimulem a ação intersetorial relacionada aos determinantes dessa realidade global crescentemente interconectada. Nesta oficina de trabalho, serão debatidas alternativas de ação e participação em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030

Em dois dias de atividade, Eduardo Faerstein ainda vai estar com Aluisio JD Barros (Universidade Federal de Pelotas) e Fernando Proietti (Fiocruz/MG), e ministrarão Determinantes Sociais do Processo Saúde-Doença-Cuidado, oficina que vai promover intercâmbio acadêmico entre alunos de pós-graduação ou recém-mestres/doutores envolvidos com a análise de determinantes sociais de saúde em pesquisas epidemiológicas. Propostas de participação serão recebidas por e-mail pelos coordenadores, e serão aprovadas por ordem de chegada na medida em que incluam textos (cerca de 2 laudas) com resumo expandido de trabalho em andamento, acompanhado da proposição de um desafio.

Todos os cursos/oficinas têm vagas limitadas, que serão distribuídas mediante confirmação de inscrição e pagamento. Aos cursistas será oferecido certificado de participação. A participação nos cursos é condicionada à inscrição no Congresso. Caso ainda não tenha se inscrito no Congresso, clique aqui. Após o pagamento de inscrição do congresso, o menu Inscrição em Atividades estará disponível em sua área restrita para que possa escolher o(s) curso(s) que de deseja participar. Valores: o custo de cada curso é de R$ 50,00 para associados da ABRASCO e de R$100,00 para não associados.

Veja informações gerais sobre todos os cursos oferecidos no Congresso AQUI