Sociólogos franceses Alice Debauche e Michel Bozon ministram palestras no IMS

Os sociólogos franceses Alice Debauche e Michel Bozon estarão no Instituto de Medicina Social apresentando dois temas relevantes. Os pesquisadores centram suas pesquisas nas discussões sobre violências e relações de gênero na atualidade. Temas que constituem pauta histórica dos movimentos feministas, permanecem como objeto de disputas politicas contemporâneas, como evidenciam as campanhas recentes em redes sociais, como #PrimeiroAssédio e #MeeToo. No dia 12 de março, às 14h, Alice Debauche explorará o tema na palestra intitulada “Violências e relações de gênero na França: o exemplo da violência sexual e da violência em espaços públicos”, no auditório do IMS/UERJ. Já no dia 19 de março será a vez de Michel Bozon com a palestra, em português, intitulada “Transformações da sexualidade, novos avatares do sexismo nos tempos de #MeToo”, também às 14h no auditório do IMS/UERJ. Haverá tradução simultânea do francês para o português na palestra de Alice Debauche.

Os autores prestam contornos ao debate da violência, ressaltando a necessidade constante de repensar as sexualidades, as relações entre gêneros e o modo como o poder é dinâmica e complexamente disputado e distribuído nesse âmbito. Para Michel Bozon, por exemplo, o sexismo tem resistido ao progresso das ideias e normas de igualdade formal entre os sexos, atualizando mecanismos de produção e legitimação de desigualdades entre gêneros, ao mover seus lugares e modos de justificação, exigindo que a luta contra ele também seja móvel.

Os eventos são realizados pelo Centro Latino Americano de Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) e pelo Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS), em parceira com o Instituto de Medicina Social (IMS) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS), todos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o apoio do Consulado da França e do Istitut Français.