IMS promove saraula “Karl Marx, o Homem Bicentenário: Movendo as Estruturas”

O Instituto de Medicina Social promove a saraula “Karl Marx, o Homem Bicentenário: Movendo as Estruturas” no dia 27 de março, a partir das 9h30, na sala 7001, Bloco E, 7º andar, no Campus UERJ, Maracanã. O evento, aberto ao público, consiste em fazer uma exposição das ideias e ideais centrais do aporte teórico marxista, tendo como foco sua interação com as novas formas de luta emancipatórias. “De modo a se manter como uma tradição viva, plural e crítica de pensamento, o materialismo histórico dialético precisará estar cada vez mais afinado com os movimentos sociais do nosso tempo, tais como as lutas das mulheres, índias e índios, negras e negros, LGBTTT, dentre tantas outras. A busca pela superação da condição opressora decorrente do patriarcado e do racismo brasileiros deve ser vista como reforço, e não suposto abandono, da chamada luta de classe”, explica André Mendonça, professor do IMS que vai comandar as discussões sobre o tema. A atividade é vinculada à disciplina “Circuito de leitura da obra ‘O Capital’, de Karl Marx”.

Para ele, ler Marx no Brasil de hoje só faz sentido se ele ainda puder nos ajudar, sem incorrermos em subserviência e colonialismo epistêmicos, no processo de compreensão e transformação da realidade concreta de DOR (Dominação, Opressão e Repressão) em suas múltiplas manifestações– sobretudo na nossa atual situação histórica de golpe e de intervenção militar –, rumo ao genuíno império da LEI (Libertação, Emancipação e Igualdade).

A saraula é uma espécie de homenagem aos 200 anos de nascimento de Karl Marx (o Homem Bicentenário) e, principalmente, um ato político atinente à memória de Marielle Franco (mulher negra que mudou estruturas).

Saraula “Karl Marx, o Homem Bicentenário: Movendo as Estruturas”
Dia 27/03 às 9h30 – sala 7001 – Bloco E, 7º andar – IMS/UERJ (Campus Maracanã)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *