Primeira reunião do Laboratório de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde do ObservaRH-IMS/UERJ

No dia 13 de março, foi realizada a primeira reunião do Laboratório de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde do Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ). No encontro, foram apresentados os eixos de pesquisa a serem contemplados: 1. Avaliação do acesso aos serviços de atenção primária à saúde no Brasil: avanços e desafios das estratégias de provimento, formação e fixação de profissionais para o SUS; 2. O ensino de atenção primária nas Graduações de Saúde; 3. A avaliação na Atenção Primária; 4. Atuação do médico de família no Brasil – competências e desafios; 5. Atuação de outros profissionais de saúde na atenção primária no Brasil – competências e desafios.

Como ressaltado na reunião, esses eixos de pesquisa poderão ser ampliados para atender outras temáticas de interesse dos pesquisadores envolvidos.

Sobre o Laboratório

O Laboratório de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde é coordenado pelas Professoras e pesquisadoras do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) Celia Regina Pierantoni e Márcia Silveira Ney, e tem por objetivo sistematizar estudos, pesquisas e experiências exitosas no Brasil e em outros países que envolvam a atenção primária, com enfoque na formação profissional, políticas de Recursos Humanos, Educação Permanente, Avaliação de Qualidade, entre outras.

Essa agenda está aberta a pesquisadores, docentes, estudantes de graduação em iniciação científica, discentes de pós-graduação, gestores e profissionais de serviço interessados.

Para participar, entre em contato pelo e-mail observarh.ims.uerj@gmail.com

Programação:

Os pesquisadores se encontram para uma agenda de pesquisa uma vez por mês.

Local:

Estação de Trabalho do Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH) no Instituto de Medicina Social/UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524 – 7° andar, Bloco E – Sala 7010- Maracanã – Rio de Janeiro