Centro Brasil de Saúde Global se associa à Organização Mundial de Saúde

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e o Centro Brasil de Saúde Global, vinculado ao Instituto de Medicina Social da UERJ, se associa à Organização Mundial da Saúde, em seu 70º aniversário, para conclamar as autoridades brasileiras a cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

​Os governos devem comprometer-se​ com medidas concretas para promover a saúde de todas as pessoas, para que estas, em qualquer lugar, possam acessar serviços essenciais de saúde de qualidade sem enfrentar dificuldades financeiras, barreiras culturais ou de qualquer natureza.

O investimento dos países na saúde ​é um investimento sólido no capital humano. A cobertura universal de saúde é fundamental para progredir em direção a outros metas da Agenda 2030; o acesso a cobertura universal de saúde de qualidade e com proteção financeira protege os países contra epidemias, reduz a pobreza e o risco de fome, cria empregos, impulsiona o crescimento econômico e aumenta a igualdade de gênero.

Alguns países já fizeram progressos significativos nesse sentido, mas metade da população mundial ainda não consegue obter os serviços de saúde de que precisa. Como o Diretor-Geral da OMS disse: “Ninguém deveria ter que escolher entre morte e dificuldades financeiras. Ninguém deveria ter que escolher entre comprar remédios e comprar comida. ”

O Centro Brasil de Saúde Global tem a Agenda 2030/ODS e suas metas como eixo estruturante de suas atividades de ensino, pesquisa e ativismo em prol da saúde global, que inclui como pressuposto a cobertura universal de saúde.

Notícia publicada em 09/04/2018 pelo site da UERJ.