IMS exibe o filme ‘O Jovem Karl Marx’, de Raoul Peck

No dia 8 de maio, o Instituto de Medicina Social vai exibir o filme ‘O Jovem Karl Marx’, de Raoul Peck, às 10h, na sala 6001, Bloco E, na UERJ, Campus Maracanã. Em 5 de maio de 2018 marca os 200 anos de nascimento de Karl Marx, cujo pensamento tornou-se mais relevante do que nunca após a crise mundial de 2008 e a subsequente radicalização do neoliberalismo ou ‘liberalismo real’, aprofundando suas políticas de ‘austeritarismo’ e ‘austericídio’ ao redor do globo. Para André Mendonça, professor que está promovendo a exibição, o filme ‘O Jovem Karl Marx’, de Raoul Peck, pode servir como uma bela oportunidade de prestar homenagens ao autor de ‘O Manifesto Comunista’, entre tantas outras obras capitais; manifesto este (escrito em parceria com Friedrich Engels) que serve de mote para o referido filme e que está completando 170 anos em 2018, o que também merece ser visto como uma efeméride especial. “Oxalá possa o filme/manifesto nos ajudar a aquecer o debate nesse ano tão importante para repensarmos o Brasil e ousarmos construir um projeto político efetivamente igualitário, emancipatório e transformador. Esquerdas do Brasil inteiro, uni-vos (para além da política eleitoral)”, ressaltou.

CineMarx

Filme: ‘O Jovem Karl Marx’, de Raoul Peck.

Local: Sala 6001, Bloco E.

Data: 08 de Maio, às 10h.