Maria Andréa Loyola será premiada pelo Instituto Itamar Franco

A professora Maria Andréa Loyola, professora visitante emérita do Instituto de Medicina Social, será agraciada por medalha do Instituto Itamar Franco, no dia 28 de junho, às 20h, no Museu de Arte Murillo Mendes, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Medalha Presidente Itamar Franco é outorgada a personalidades que prestaram relevantes serviços à nação brasileira.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1960), Maria Andrea Loyola tem Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969) e Doutorado em Sociologia pela Université de Paris X, Nanterre (1973). Pós doutorado na EHESS (1981, maitre de confrence da EHESSa; convite de P. Bourdieu); Pesquisadora do CEBRAP Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (1974-1985) Pesquisadora do NEPO/ Unicamp (1986-1989) Estagio Senior EHESS/ CERMES, com bolsa CNPq (1995) Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IMS-UERJ (1997-88) Diretora do Instituto de Medicina Social da UERJ (1988-1991). Presidente da CAPES (1992-1994). Directeur de recherche invite na EHESS ano de 2005. Sub-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (SR2) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000-2003). Professor titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (por concurso público em 1996) . Membro do corpo docente do PPGSC e do PPGBIOS. Atual: Pesquisadora Emérita da UERJ bolsista FAPERJ Pesquisadora associada do Centre de Recherches Medecines, Sciences, Santé, Societes, CERMES/ EHESS.