Inscrições abertas para curso de férias “Avaliação de Instrumentos Multidimensionais Usados em Epidemiologia”

Este é um curso sobre instrumentos e processos de aferição em epidemiologia. Tem perspectiva aplicada, abarcando os passos envolvidos no processo de desenvolvimento de um novo instrumento de mensuração. Por contiguidade, também abarca aspectos relacionados à adaptação transcultural de instrumentos desenvolvidos e consolidados fora no nosso meio social e linguisticocultural.

O curso contém 8 sessões presenciais de aproximadamente 3:30 horas de duração, no formato de apresentações via diapositivos (slides) com discussões abertas. Uma parte (três sessões) cobre uma revisão sobre os ‘pilares de validade em estudos epidemiológicos’ para contextualizar a importância dos processos de mensuração; um debate sobre caminhos a tomar, seja de situações em há necessidade de desenvolver instrumentos novos ou de ‘somente’ adaptar ferramentas já disponíveis; e introduz os passos envolvidos no desenvolvimento de um instrumento novo. Neste sentido são inicialmente visitados os conceitos de validade e confiabilidade. Também são apresentados os estimadores mais frequentemente utilizados para avaliar confiabilidade.

Na sequência (5 sessões), o curso cobre validade de construto ‘interna’, visitando vários procedimentos de avaliação, a saber, (1) de corroboração de estrutura dimensional postulada; (2) da força de indicadores componentes relativa ao padrão de cargas e erros de medição, (3) de correlação de resíduos, (4) de validade convergente e discriminante fatorial; (5) da capacidade de discriminação e intensidade dos itens em relação ao espectro do traço latente; (6) de propriedades dos escores brutos, e (7) de invariância fatorial. Seguindo-se a uma seção cobrindo validade de construto ‘externa’ (via ‘teste de hipótese’), o curso conclui com outra sobre aspectos particulares ao processo de adaptação transcultural.

O Programa de Curso detalhado (PDF), o material de apoio usado nas apresentações (slides) e os textos adicionais serão disponibilizados em Dropbox (DB). Ao participante será encaminhado um link de acesso às pastas correspondentes, que poderão ser acessadas durante o curso. Atualizações ou acréscimo de novo material deverão ocorrer ao longo do curso.

Inscreva-se pelo e-mail: secretaria@ims.uerj.br

VEJA EMENTA DO CURSO
Início: 17/07/2018
Término: 20/07/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *