Contrato entre o IMS/CEPESC e a SMS de Petrópolis para desenvolvimento de duas pesquisas

Paulo Henrique de Almeida Rodrigues

Foi firmado contrato entre o Instituto de Medicina Social/CEPESC e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis para o desenvolvimento de duas pesquisas visando subsidiar a reestruturação da rede de serviços do SUS na cidade da Região Serrana do Rio. O projeto iniciado em setembro de 2018, tem término previsto em outubro de 2019. A primeira pesquisa visa diagnosticar a situação atual da rede de serviços nos seus três níveis de complexidade, incluindo os fluxos dos pacientes entre os mesmos e as linhas de cuidado existentes, visando sua reformulação.

A segunda será feita com os usuários do SUS da cidade que sofrem de doenças crônicas e degenerativas – Petrópolis é uma cidade com elevada proporção de idosos – visando identificar os principais problemas relativos à atenção à saúde dessas pessoas pelos serviços públicos de saúde. Os resultados de ambas as pesquisas serão debatidos em uma série de oficinas de trabalho com integrantes da SMS e do Conselho Municipal de Saúde, sob a coordenação dos professores e pesquisadores do IMS/CEPESC. A ideia é que ao término das oficinas, as propostas de mudança da rede sejam objeto de uma Conferência Extraordinária para a Reformulação da Rede SUS de Petrópolis, para que o projeto possa envolver a sociedade e ganhar apoio político para sua implantação. O professor responsável pelo projeto é Paulo Henrique de Almeida Rodrigues.