Começa o segundo semestre de Panoramas da Saúde Global no IMS

A disciplina Panoramas da Saúde Global do semestre 2018.2 começa na quinta-feira, 13/9, no Instituto de Medicina Social (IMS). Trata-se de disciplina eletiva oferecida pelos programas de pós-graduação do Instituto e do Instituto de Nutrição (INU) da UERJ, ministrada por docentes coordenadores do Centro Brasil de Saúde Global, sediado no IMS.

As 10 sessões serão realizadas na sala 6021 do IMS, em manhãs (10:00-12:00) nas datas programadas: 13/9,  20/9, 27/9, 11/10, 18/10, 25/10, 8/11, 22/11, 29/11 e 13/12.

Tod@s estão convidad@s a participar da programação integral ou de sessões específicas. No caso de alun@s de pós, a participação é possível independentemente de inscrição na disciplina para obtenção de créditos acadêmicos. Participarão também bolsistas de Iniciação Científica vinculados ao Centro e alunos de graduação da UERJ matriculados em eletiva universal correspondente.

O Centro adota a Agenda 2030/Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como eixo estruturante de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão/ativismo. Portanto, a disciplina Panoramas da Saúde Global inclui apresentações e textos que conectam temas selecionados da saúde global aos ODS e suas metas.

Nesta edição, em formato de seminários, serão debatidas tendências e controvérsias sobre saúde física e mental em escala global; relações da saúde populacional com temas globais como mudanças climáticas, migrações forçadas, cadeias produtivas da alimentação e desafios da acelerada urbanização mundial; ainda em conexão com a Agenda 2030, serão abordadas questões relacionadas aos direitos humanos e à crise de recursos humanos de saúde.

Nesta 5ª 13/9, serão apresentadas a disciplina e a dinâmica das sessões, e organizadas pesquisas de curta duração sobre o campo temático da saúde global. Em breve enviaremos o programa completo; haverá postagem da bibliografia a ser utilizada.