Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

Cooperação entre a SES-RJ e o IMS-UERJ

No dia 3 de abril a Direção, a Coordenação de Pós-Graduação – CPG e a Chefia do Departamento de Planejamento e Administração de Saúde – DPAS do IMS se reuniram com a Subsecretária de Pós-graduação, Ensino e Pesquisa em Saúde da SES-RJ, e professora da FCM-UERJ – Anna Tereza M. S. de Moura, para discutir oportunidades de cooperação que fortaleçam as capacidades institucionais, organizacionais e humanas da Secretaria na gestão do SUS no Estado do Rio de Janeiro. Entre as iniciativas conjuntas identificadas, decidiu-se priorizar a oferta, a partir do 2º semestre de 2019, de Mestrado Profissional na área de Gestão de Sistemas de Saúde.

O Instituto de Medicina Social da UERJ, coerentemente com sua história de atuação institucional que enfatiza a articulação das atividades acadêmicas com as políticas públicas e o desenvolvimento do SUS, foi pioneiro no país em oferecer um Mestrado Profissional na área da Saúde Coletiva, realizado entre 2000 e 2002 conjuntamente com a Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde. Desde então, já foram concluídas sete turmas.

O Mestrado Profissional em Administração em Saúde integra o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social (PPGSC). O objetivo geral tem sido a formação de pessoal capacitado para gestão e avaliação de sistemas, serviços e programas de saúde, desenvolvendo uma reflexão interdisciplinar e crítica sobre as políticas, o sistema, os serviços e as práticas de saúde no Brasil, bem como estudos, métodos e técnicas para subsidiar a formulação e implementação de tais políticas e a gestão dos serviços, através de conhecimentos, competências e habilidades relacionados ao desempenho das funções de gestão e planejamento e à capacidade de tomada de decisão nos diferentes níveis de governo.

Para a presente parceria entre a SES-RJ e o IMS/UERJ, propõe-se a oferta da área de concentração de Gestão de Sistemas de Saúde, com 20 (vinte) alunos por turma, a ser implementado entre o 2º semestre de 2019 e o 2º semestre de 2021, com possibilidade de expansão para mais 2 turmas de 20 alunos cada, no período 2020/2023. Entre as inovações previstas para esta cooperação, destaca-se o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, em parceria com o Tele Saúde UERJ e o Centro de Educação à Distância da UERJ. Esta plataforma dinamiza os intercâmbios entre os alunos e deles com os professores, especialistas e coordenadores. Complementa-se por um BLOG onde a interação discente-docente se faz de forma horizontal, igualitária e permanente.

Neste semestre, um grupo coordenador, constituído por Anna Tereza Moura pela SES-RJ e Mario Dal Poz – Chefe do DPAS e Eduardo Levcovitz – Coordenador de Mestrado Profissional da CPG pelo IMS, estarão detalhando o currículo e o projeto de captação de recursos para a implementação do curso, que incluirá seminários preparatórios com participação de outros dirigentes e técnicos da SES e docentes e do IMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *