Orientações para Protocolo

ATENÇÃO: Desde 2012, todo o processo de envio e avaliação de protocolos de pesquisa será realizado online, através da PLATAFORMA BRASIL (www.saude.gov.br/plataformabrasil), que está sendo implementada pela CONEP. O SISNEP foi desativado dia 15/12/2011 e atualmente é utilizado apenas para consultas a protocolos avaliados até essa data.

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário – possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).

O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.