Convocação de estrangeiros para intercâmbio no Brasil

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

intercambio cientifico no Brasil

O programa Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA) oferece uma linha especial de apoio e estímulo à formação e ao estreitamento da rede de relacionamento científico mundial, o Global Fellowships. Por meio dessa linha, instituições de ensino e pesquisa fora da Europa (e dos países associados à UE) podem convidar pesquisadores europeus ou de países associados à EU para realizar intercâmbio científico no Brasil.

Resumo
Nome da ação: Global Fellowships
Programa: Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA) / Horizon 2020 / União Europeia
Intuito: Fomentar o avanço de pesquisas e de ideias através de abordagem aberta; desenvolver a ciência e a tecnologia em nível mundial; promoção do crescimento econômico sustentável
Escopo: Convite de pesquisadores europeus ou de países associados à UE para realização de intercâmbio científico no Brasil
Público-alvo: Doutores e pós-doutores
Duração: De 24 a 36 meses (12-24 meses no Brasil e 12 meses na instituição de origem)
Prazo: 14 de setembro de 2016

Aos brasileiros interessados em convocar pesquisadores da Europa ou de países associados à UE para uma estadia acadêmica no Brasil, o MSCA está com inscrições abertas para o edital Global Fellowships deste ano, até o dia 14 de setembro. Após o contato informal entre pesquisadores, caberá ao cientista estrangeiro, junto a sua instituição de origem, apresentar um projeto identificando a instituição acadêmica ou não acadêmica de interesse para o intercâmbio no Brasil. Está prevista uma nova oferta de apoio da União Europeia nesta linha do MSCA Global Fellowships em 2017.

Além dos 28 países que integram a União Europeia, há ainda mais 15 associados que também podem ser convidados para o intercâmbio intelectual. Na lista estão Albânia, Bósnia Herzegovina, Ilhas Faroe, Macedônia, Geórgia, Islândia, Israel, Moldávia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia, Tunísia e Ucrânia. Mais informações sobre esta linha de apoio e as demais que compõem o programa MSCA estão disponíveis nos links:

http://ec.europa.eu/…/o…/h2020/topics/2226-msca-if-2016.html ewww.noec.europa.eu/euraxess

Para assistência e orientações ligadas ao edital, a assessora internacional Elisa Novato está disponível através do e-mail: horizonte2020@confap.org.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *