(Português do Brasil) Saúde dos Refugiados é foco do Panoramas da Saúde Global II

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Panoramas da Saúde Global II, evento do Centro Rio para a Saúde Global, sediado na UERJ, está promovendo dois grandes encontros para discutir a saúde dos refugiados no mundo. O primeiro, que vai acontecer no dia 3 de novembro das 10 às 12h, no auditório do Instituto de Medicina Social, traz o tema “Refugiados: corpos fora do lugar” com a participação de Vinicius Feitosa, da ACNUR/ONU, que vai apresentar um panorama da situação atual dos refugiados no mundo; os pesquisadores e professores do IMS, Eduardo Faerstein e Anete Trajman, que vão debater a saúde desses indivíduos que passam por situações extremas no contexto do deslocamento. Faerstein disse que vai apresentar a proposta de formação na UERJ da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que reunirá ações multidisciplinares de ensino e pesquisa colaborativas entre o Centro Rio de Saúde Global e docentes de várias unidades da Universidade (Letras, Educação, Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais), em convenio com a Agencia da ONU para Refugiados (ACNUR), e colaboração com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (Cáritas/RJ). Anete Trajman vai apresentar as pesquisas já em andamento no Instituto de Medicina Social sobre o tema e os temas que têm sido enfatizados sobre a saúde dos refugiados.

No dia 10/11, também das 10 às 12h, no auditório do IMS, a proposta é revelar as “Vozes do Refúgio: micropolítica da acolhida a refugiados”. Neste segundo encontro, Aline Thuller, da Cáritas-RJ; Poliana Coeli, da Faculdade de Letras-UERJ; e Ana Karina Brenner, da EDU-UERJ; contarão com depoimentos de refugiados da Colômbia e do Congo, num debate que promete ser emocionante.

Como de costume, o Centro Rio Saúde Global disponibiliza bibliografia de apoio para deixar ainda mais rica a discussão entre os participantes do encontro do Panoramas da Saúde Global II. Para acesso ao material é só acessar o SITE. Outra opção é a participação via WEB. Saiba como participar de forma online pelo e-mail centroriosaudeglobal@gmail.com

Certificados serão emitidos aos participantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *