Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

(Português do Brasil) Rafaela Zorzanelli recebe Ilana Löwy, do CNRS-França, no IMS

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ilana-lowy_1Na última aula da disciplina “Introdução aos estudos sociais da ciência e tecnologia”, nesta terça, dia 29/11, restrita a orientados do Instituto de Medicina Social, Rafaela Zorzanelli, que ministra o curso, vai receber a professora Ilana Löwy, diretora de Pesquisa do CNRS-França e que agora integra a equipe de professores visitantes do IMS. Nesta última aula, o acesso é livre para interessados em participar do encontro com a pesquisadora.

Na disciplina, o campo dos estudos sociais da ciência e tecnologia caracteriza-se por sua interdisciplinaridade, acolhendo saberes da antropologia, biologia, economia, filosofia, história, sociologia, dentre outros. Seu pressuposto básico é o de tomar a ciência e a tecnologia – expressas, por exemplo, em diagnósticos, intervenções biomédicas, classificações nosológicas, medicamentos – como produtos sociais. O que essa ideia ampla significaria? Que esse campo comunga várias posições anti-essencialistas sobre a ciência, que é compreendida como um espaço historicamente situado de produção de conhecimento, no qual cientistas e pesquisadores são membros de comunidades com estilos de pensamento específicos, treinados em práticas de observação consideradas válidas, e em busca de legitimidade e de padrões comuns dentro dessas comunidades. A disciplina visa debater textos escolhidos –  tanto os considerados clássicos como produções atuais, como forma de localizar operadores conceituais que possam ser úteis como enquadre teórico nas diversas teses e dissertações em andamento.

Horário: 14h-17h

Local: sala 6021, Instituto de Medicina Social

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *