(Português do Brasil) Vaga para Epidemiologista Senior do Projeto “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil”

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Estão abertas as inscrições para Epidemiologista Senior do Projeto “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil”, trazido para o Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoiado pelo Ministério da Saúde. O Projeto “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil”  é uma iniciativa internacional sem fins lucrativos que estuda uma abordagem inovadora que propõe o uso de uma bactéria (que já existe naturalmente no meio ambiente) chamada Wolbachia pipientis, para bloquear a transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya pelo mosquito Aedes aegypti de forma natural e autossustentável.

Esta característica foi descoberta por pesquisadores do Programa Internacional ‘Eliminar a Dengue: Nosso Desafio’ (Eliminate Dengue: Our Challenge), com a participação do pesquisador da Fiocruz Luciano Moreira, que coordena a equipe no Brasil. Os países participantes até o momento são: Austrália onde toda esta abordagem começou, Vietnã, Indonésia, Colômbia e Brasil. Esta nova abordagem poderá reduzir de forma significativa a dependência em relação às estratégias convencionais de controle do mosquito, como o uso de inseticidas, e será totalmente compatível com uma vacina, uma vez utilizada em larga escala.

No Brasil, desenvolvemos estudos em quatro bairros desde 2012: Tubiacanga (na Ilha do Governador), Urca e Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, e Jurujuba, em Niterói. Os estudos de campo com a liberação programada de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia foram iniciados em Tubiacanga em setembro de 2014. E agora estamos em uma nova fase de Expansão onde será ampliado para outras áreas de Niterói e Rio de Janeiro e posteriormente Belo Horizonte. O projeto é apoiado no Brasil pelo Ministério da Saúde (SVS e SCTIE) e CNPq, Secretarias de Saúde com contrapartida da Fiocruz, e, internacionalmente, pela Fundação Bill e Melinda Gates. Este trabalho conta com o apoio das autoridades de saúde locais e com participação de moradores dos bairros parceiros dos estudos piloto.

Veja mais detalhes da seleção para Epidemiologista Senior AQUI.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *