Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

(Português do Brasil) SciELO e o futuro dos periódicos

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A VI Reunião Anual do SciELO Brasil, realizada no dia 14/12/2016 na sede da FAPESP, tratou principalmente do futuro dos periódicos, considerando os contextos e condicionantes nacionais e globais. Vem crescendo os questionamentos sobre a publicação de periódicos que motivam reformas e inovações, entre as questões principais estão a lentidão do processo de publicação que não raramente leva mais de um ano, a eficiência da revisão por pares, a reprodutibilidade dos resultados das pesquisas, os altos custos, as brechas na integridade dos processos de avaliação e dos próprios artigos, o uso do fator de impacto do periódico como proxy da qualidade das pesquisas que publica, situação que afeta principalmente os periódicos editados no Brasil e em muitos outros países em desenvolvimento, etc.

Entretanto, mesmo com um amplo reconhecimento da persistência de problemas e da busca continuada de melhoramentos, houve consenso sobre o papel relevante que cumprem os periódicos na filtragem, validação e comunicação de novos conhecimentos gerados pelas pesquisas. Igualmente, se reafirmou a importância do Programa SciELO e da sua continuidade inovadora em prol do fortalecimento das infraestruturas e capacidades de comunicação científica do Brasil, fato que é extensível aos outros 14 países que participam da Rede SciELO. Independentemente da profundidade das reformas que venham a ocorrer na comunicação científica, os periódicos continuarão existindo no exercício de qualificar os resultados das pesquisas.

A reunião analisou, como de costume, o estado de avanço da Coleção SciELO Brasil e as perspectivas que moldam o seu futuro a curto, médio e longo prazo, e, para tanto, contou com a colaboração proativa de especialistas em questões contemporâneas da comunicação científica e de editores-chefes de periódicos SciELO de prestígio. As condições e políticas nacionais que afetam o desenvolvimento dos periódicos e os avanços da comunicação científica internacional permearam a estrutura do programa de apresentações da reunião, as análises e debates. Dados sobre os especialistas e editores que compuseram o programa assim como os arquivos das suas apresentações estão disponíveis na página do programa da reunião no website da reunião.

A imagem abaixo destaca os palestrantes. Clique nela para acessar o website da reunião.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *