Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

(Português do Brasil) Lançado o novo Manual do Gestor(a) Municipal de Saúde

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No último dia 19 de janeiro, durante o evento “Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde do estado do Rio de Janeiro”, foi lançado o novo Manual do Gestor(a) Municipal de Saúde, com coordenação de mesa de Roseni Pinheiro, professora do IMS-UERJ. Realizado desde 2009 numa parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro – SES-RJ e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – COSEMS/RJ, o  evento vem se conformando numa importante estratégia de aproximação dos secretários Municipais de Saúde recém-empossados com os principais debates da gestão do Sistema Único de Saúde – SUS no estado.
Organizado de forma conjunta entre Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da SES-RJ, e a representação dos municípios, através do COSEMS/RJ, este evento vem se configurando num espaço de contato inicial dos secretários e profissionais das secretarias municipais de saúde com o COSEMS/RJ, Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS, e SES-RJ. É um fórum onde são debatidas as principais questões referentes à gestão do SUS, com foco nos municípios.
É o início de um diálogo, de apoio e aprendizado que tem como objetivo principal o fortalecimento da gestão municipal em busca da garantia do direito à saúde. Nesse encontro a SES/RJ, na qualidade de Gestor Estadual do SUS, estreitou o relacionamento com as Secretarias Municipais de Saúde para de forma colegiada coordenar as ações de saúde em todo o estado.
No evento de 2017 foi apresentado, além do novo Manual do Gestor(a) Municipal de Saúde, o Projeto “Apoio técnico às Secretarias Municipais de Saúde do RJ – Aprofundando a Experiência do COSEMS/RJ”, uma parceria do COSEMS/RJ, CONASEMS, e LAPPIS/IMS-UERJ, e tem o objetivo de expandir o apoio institucional do COSEMS/RJ às gestões municipais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, alinhando-o aos debates do CONASEMS.
O projeto é composto por ações que incluem: a) organização do ‘Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde do estado do Rio de Janeiro’ em conjunto com a SES/RJ (que acontece no dia 19 de janeiro de 2017); b) lançamento do novo Manual do Gestor(a) Municipal de Saúde e c) elaboração de Cartilhas Temáticas, “SUS no Cotidiano” (desenvolvidas durante 2017).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *