Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

Warning: Missing argument 2 for WD_SEO_Library::filter_excerpt() in /home/imsblog/site.ims.uerj.br/wp-content/plugins/seo-by-10web/framework/library.php on line 414

(Português do Brasil) Rogerio Azize debaterá trabalhos no VII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O professor Rogerio Lopes Azize, pesquisador do IMS-UERJ, debaterá os trabalhos do GT “Representações visuais e as fronteiras da prática científica”, organizado por Rosana Horio Monteiro (UFG) e Marcos Castro Carvalho (UFPB), no VII Esocite (Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade), a ser realizado em Brasília entre 05 e 07 de Outubro. O GT está com inscrições de trabalhos abertas até o dia 23 de julho.
Determinados aparelhos ou instrumentos usados nos laboratórios científicos, no diagnóstico médico, na engenharia de projetos, na simulação de processos industriais ou no sensoriamento remoto do espaço produzem imagens que podem, eventualmente, apresentar interesse no plano estético. As imagens científicas fazem parte do imaginário do homem contemporâneo. Que funções as representações visuais desempenham no cruzamento entre a prática científica e a sociedade em geral? Essa é a pergunta que orienta esse GT. Ao reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que tenham a imagem científica como objeto de interesse, pretendemos explorar os vários papéis que as imagens desempenham na medida em que elas atravessam as fronteiras entre o contexto profissional da prática científica e o público em geral. De ferramentas de geração e transmissão de conhecimento a objetos de admiração e consumo, como as tecnologias visuais se transformam? Como as convenções visuais legitimadas pela ciência funcionam como instrumentos de comunicação e educação em contextos mais amplos, tais como o artístico e o midiático? Como os usos e funções das imagens se modificam quando estas circulam através de diferentes audiências e contextos? Como imagens e modelos não científicos podem transformar as práticas da ciência? Ao propor tais perguntas pretendemos explorar as complexas relações entre imagens, seus produtores e consumidores, bem como aprofundar a discussão sobre as fronteiras entre as ciências e seus públicos.
Veja mais detalhes

http://www.esocite2017.com.br/site/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *