(Português do Brasil) Sociólogos franceses Alice Debauche e Michel Bozon ministram palestras no IMS

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Os sociólogos franceses Alice Debauche e Michel Bozon estarão no Instituto de Medicina Social apresentando dois temas relevantes. Os pesquisadores centram suas pesquisas nas discussões sobre violências e relações de gênero na atualidade. Temas que constituem pauta histórica dos movimentos feministas, permanecem como objeto de disputas politicas contemporâneas, como evidenciam as campanhas recentes em redes sociais, como #PrimeiroAssédio e #MeeToo. No dia 12 de março, às 14h, Alice Debauche explorará o tema na palestra intitulada “Violências e relações de gênero na França: o exemplo da violência sexual e da violência em espaços públicos”, no auditório do IMS/UERJ. Já no dia 19 de março será a vez de Michel Bozon com a palestra, em português, intitulada “Transformações da sexualidade, novos avatares do sexismo nos tempos de #MeToo”, também às 14h no auditório do IMS/UERJ. Haverá tradução simultânea do francês para o português na palestra de Alice Debauche.

Os autores prestam contornos ao debate da violência, ressaltando a necessidade constante de repensar as sexualidades, as relações entre gêneros e o modo como o poder é dinâmica e complexamente disputado e distribuído nesse âmbito. Para Michel Bozon, por exemplo, o sexismo tem resistido ao progresso das ideias e normas de igualdade formal entre os sexos, atualizando mecanismos de produção e legitimação de desigualdades entre gêneros, ao mover seus lugares e modos de justificação, exigindo que a luta contra ele também seja móvel.

Os eventos são realizados pelo Centro Latino Americano de Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) e pelo Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS), em parceira com o Instituto de Medicina Social (IMS) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS), todos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o apoio do Consulado da França e do Istitut Français.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *