(Português do Brasil) Centro Brasil de Saúde Global se associa à Organização Mundial de Saúde

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e o Centro Brasil de Saúde Global, vinculado ao Instituto de Medicina Social da UERJ, se associa à Organização Mundial da Saúde, em seu 70º aniversário, para conclamar as autoridades brasileiras a cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

​Os governos devem comprometer-se​ com medidas concretas para promover a saúde de todas as pessoas, para que estas, em qualquer lugar, possam acessar serviços essenciais de saúde de qualidade sem enfrentar dificuldades financeiras, barreiras culturais ou de qualquer natureza.

O investimento dos países na saúde ​é um investimento sólido no capital humano. A cobertura universal de saúde é fundamental para progredir em direção a outros metas da Agenda 2030; o acesso a cobertura universal de saúde de qualidade e com proteção financeira protege os países contra epidemias, reduz a pobreza e o risco de fome, cria empregos, impulsiona o crescimento econômico e aumenta a igualdade de gênero.

Alguns países já fizeram progressos significativos nesse sentido, mas metade da população mundial ainda não consegue obter os serviços de saúde de que precisa. Como o Diretor-Geral da OMS disse: “Ninguém deveria ter que escolher entre morte e dificuldades financeiras. Ninguém deveria ter que escolher entre comprar remédios e comprar comida. ”

O Centro Brasil de Saúde Global tem a Agenda 2030/ODS e suas metas como eixo estruturante de suas atividades de ensino, pesquisa e ativismo em prol da saúde global, que inclui como pressuposto a cobertura universal de saúde.

Notícia publicada em 09/04/2018 pelo site da UERJ.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *