(Português do Brasil) Contrato entre o IMS/CEPESC e a SMS de Petrópolis para desenvolvimento de duas pesquisas

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Paulo Henrique de Almeida Rodrigues

Foi firmado contrato entre o Instituto de Medicina Social/CEPESC e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis para o desenvolvimento de duas pesquisas visando subsidiar a reestruturação da rede de serviços do SUS na cidade da Região Serrana do Rio. O projeto iniciado em setembro de 2018, tem término previsto em outubro de 2019. A primeira pesquisa visa diagnosticar a situação atual da rede de serviços nos seus três níveis de complexidade, incluindo os fluxos dos pacientes entre os mesmos e as linhas de cuidado existentes, visando sua reformulação.

A segunda será feita com os usuários do SUS da cidade que sofrem de doenças crônicas e degenerativas – Petrópolis é uma cidade com elevada proporção de idosos – visando identificar os principais problemas relativos à atenção à saúde dessas pessoas pelos serviços públicos de saúde. Os resultados de ambas as pesquisas serão debatidos em uma série de oficinas de trabalho com integrantes da SMS e do Conselho Municipal de Saúde, sob a coordenação dos professores e pesquisadores do IMS/CEPESC. A ideia é que ao término das oficinas, as propostas de mudança da rede sejam objeto de uma Conferência Extraordinária para a Reformulação da Rede SUS de Petrópolis, para que o projeto possa envolver a sociedade e ganhar apoio político para sua implantação. O professor responsável pelo projeto é Paulo Henrique de Almeida Rodrigues.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *