ABIA participa do 8º CBCSHS

* Publicado originalmente no site da ABIA

Mais uma vez, a ABIA fez uma participação marcante no Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde realizado em João Pessoa (PB). Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) – que este ano celebra 40 anos de fundação – o evento trouxe como tema “Igualdade nas diferenças: enfrentamento na construção compartilhada do bem viver e o SUS”.

O diretor-presidente da ABIA, Richard Parker, participou da mesa “Vulnerabilidades e Desigualdades Sociais no Contexto da AIDS e Outros Adoecimentos de Longa Duração: Desafios Teóricos e Políticos no Brasil Contemporâneo” e fez uma análise comparativa entre o início, o meio e o momento atual referente ao processo histórico da epidemia. “Estamos vivendo um momento de grande retrocesso e é preciso que todos entendam o ontem e o hoje para retomarmos o caminho do diálogo”, afirmou Parker. Já o vice-presidente, Veriano Terto Jr., participou de um encontro para a formação da Rede de Pesquisadores em Ciências Humanas e Saúde sobre o tema do HIV/AIDS da ABRASCO. “A Rede deverá concentrar informações sobre as pesquisas e vai facilitar o intercambio entre os pesquisadores da área, sobretudo quem está nos locais mais distantes dos centros urbanos.”, resumiu Terto Jr.

A ABRASCO comemorou 40 anos e fez uma avaliação dessas quatro décadas de saúde coletiva no Brasil, incluindo a reforma sanitarista e o SUS. “É muito importante que a ABIA continue fortalecendo essa articulação entre academia, pesquisadores e movimento social”, declarou Terto Jr.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *