Especialização

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese and European Spanish. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

cropped-LOGO-IMS.jpg

)) Pós-Graduação | Especialização ((

– Curso de Especialização em Gestão em Saúde –

Coordenação
Célia Regina Pierantoni

Coordenação Adjunta
Tânia França

Coordenação Executiva
Frederico Caixeiro

**

Pós-graduação Lato Sensu com certificado de Especialista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Em 1977, teve início, na pós-graduação lato sensu, o Curso de Especialização em Administração Hospitalar que, em 2005, passa a se chamar Curso de Especialização em Gestão de Saúde. Desde então o Curso amplia seu escopo e passa a englobar tanto os processos peculiares das organizações de saúde quanto os da gestão dos sistemas de saúde.

Nestes 40 anos desde sua criação, foram formados centenas de profissionais, muitos dos quais desempenham papéis de destaque tanto na administração pública quanto privada, o que constitui o maior legado do Curso.

O curso proporciona acesso a profissionais tanto de docência quanto de pesquisa, abrindo a possibilidade para continuidade da formação e aprimoramento profissional.

 

Objetivo

Capacitar profissionais de nível superior para a gerência de serviços e sistemas de saúde, propiciando ao mesmo conhecimento dos principais métodos e técnicas nos processos de administração no campo da saúde.

Público-alvo/ Pré-requisito

Portador de diploma de curso superior de formação específica e de graduação plena, que esteja exercendo ou pretenda exercer cargo de direção nos diferentes níveis de gestão da área de saúde tento no setor público quanto privado.

Competências a serem desenvolvidas

Compreensão ampla do sistema e da política de saúde, conhecimento dos processos administrativos, planejamento estratégico, gestão da qualidade, liderança, negociação, comunicação, responsabilidade ética e social.

Conteúdo Programático

Sistema de saúde e política de saúde

Planejamento em saúde

Diferentes aspectos do processo gerencial

Gerenciamento de recursos humanos

Gerenciamento de Materiais

Logística

Compliance

Administração do Ambiente

Qualidade e segurança do paciente

Atividades extracurriculares (congressos, encontros e outros.), visitas a hospitais e serviços de saúde.

Carga horária e Duração

375 h no período de um ano e mais quatro meses para a entrega do TCC

Modalidade

Semi-presencial

Inscrições

Edital Seleção 2018

Inscrições Seleção 2018

Resultado das inscrições Seleção 2018

Aprovados na Prova Escrita Seleção 2018

Bibliografia para Prova Escrita:

ALMEIDA, P. F., GIOVANELLA, L., MENDONÇA, M. H. M. e ESCOREL S. Desafios à coordenação dos cuidados em saúde: estratégias de integração entre níveis assistenciais em grandes centros urbanos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(2):286-298, fev, 2010.

SCHRAMM, J. M. A. Transição epidemiológica e o estudo de carga de doença no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 9(4):897-908,2004.

POTER. M. E; TEISBERG, E. O “Repensando a Saúde. Cap. 5:140-145; Editora Bookman, Porto Alegre, 2007.

REIS CT, MARTINS M, LAGUARDIA J. A segurança do paciente como dimensão da qualidade do cuidado de saúde – um olhar sobre a literatura. Ciência & Saúde Coletiva. 2013;18(7):2029-2036.