(Português do Brasil) Vai começar o curso Panoramas da Saúde Global no IMS-UERJ

Promovido pelo Centro Brasil de Saúde Global e oferecido como disciplina eletiva em parceria por dois Programas de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Saúde Coletiva, do IMS/Uerj, e Alimentação, Nutrição e Saúde, do INU/Uerj), o curso Panoramas da Saúde Global ganha nova edição neste semestre e marca o início de uma série de eventos com a chancela do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – o Abrascão 2018, que acontecerá de 24 a 29 de julho do próximo ano, no Rio de Janeiro.

“Em meio à conjuntura político-econômica regressiva que vivemos tanto em nosso país como no mundo em geral, iniciativas multilaterais como a Agenda 2030, que traz os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), podem representar trincheiras de resistência, na medida em que sejam acompanhadas de processos radicalmente inclusivos e democráticos de debate e decisão. Nosso Centro busca somar-se às iniciativas em curso sobre a Agenda 2030, tanto as adotadas por instituições governamentais, como a Fundação Oswaldo Cruz,  como as encampadas pela sociedade civil“, destaca Eduardo Faerstein, coordenador do curso, professor associado do IMS/Uerj e vice-presidente da Abrasco.

Panoramas da Saúde Global terá dez (10) sessões, sempre realizadas às quintas-feiras, de 10h às 12h, entre 28 de setembro e 14 de dezembro. A cada dia, um ODS será debatido por um  palestrante e até dois debatedores convidados, todos referências nas áreas da Economia, Epidemiologia, Sociologia, Direito, Relações Internacionais, Políticas e Gestão Públicas, entre outras. Ao final, espera-se construir os nexos entre os ODS e os cenários da saúde global no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a formulação de novas perguntas e para o mapeamento das controvérsias.

As sessões serão realizadas no auditório do IMS/Uerj e a transmissão online será conduzida via sistema Adobe Connect, com apoio do Laboratório de Telessaúde da UERJ. Para que a participação online funcione a contento, é indispensável o agendamento do teste de conexão com uma semana de antecedência. Estudantes vinculados à Programas de Pós-Graduação com presença (real e virtual) acima de 80% receberão certificados para computar os créditos acadêmicos.

Curso Panoramas da Saúde Global
De 28 de setembro e 14 de dezembro (quintas-feiras), de 10h às 12h
Auditório do IMS – Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco A – entrada pelo 7º Andar
Outras informações e marcação para agendamento para conexão: centroriosaudeglobal@gmail.com