(Português do Brasil) Vai começar o curso Panoramas da Saúde Global no IMS-UERJ

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Promovido pelo Centro Brasil de Saúde Global e oferecido como disciplina eletiva em parceria por dois Programas de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Saúde Coletiva, do IMS/Uerj, e Alimentação, Nutrição e Saúde, do INU/Uerj), o curso Panoramas da Saúde Global ganha nova edição neste semestre e marca o início de uma série de eventos com a chancela do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – o Abrascão 2018, que acontecerá de 24 a 29 de julho do próximo ano, no Rio de Janeiro.

“Em meio à conjuntura político-econômica regressiva que vivemos tanto em nosso país como no mundo em geral, iniciativas multilaterais como a Agenda 2030, que traz os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), podem representar trincheiras de resistência, na medida em que sejam acompanhadas de processos radicalmente inclusivos e democráticos de debate e decisão. Nosso Centro busca somar-se às iniciativas em curso sobre a Agenda 2030, tanto as adotadas por instituições governamentais, como a Fundação Oswaldo Cruz,  como as encampadas pela sociedade civil“, destaca Eduardo Faerstein, coordenador do curso, professor associado do IMS/Uerj e vice-presidente da Abrasco.

Panoramas da Saúde Global terá dez (10) sessões, sempre realizadas às quintas-feiras, de 10h às 12h, entre 28 de setembro e 14 de dezembro. A cada dia, um ODS será debatido por um  palestrante e até dois debatedores convidados, todos referências nas áreas da Economia, Epidemiologia, Sociologia, Direito, Relações Internacionais, Políticas e Gestão Públicas, entre outras. Ao final, espera-se construir os nexos entre os ODS e os cenários da saúde global no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a formulação de novas perguntas e para o mapeamento das controvérsias.

As sessões serão realizadas no auditório do IMS/Uerj e a transmissão online será conduzida via sistema Adobe Connect, com apoio do Laboratório de Telessaúde da UERJ. Para que a participação online funcione a contento, é indispensável o agendamento do teste de conexão com uma semana de antecedência. Estudantes vinculados à Programas de Pós-Graduação com presença (real e virtual) acima de 80% receberão certificados para computar os créditos acadêmicos.

Curso Panoramas da Saúde Global
De 28 de setembro e 14 de dezembro (quintas-feiras), de 10h às 12h
Auditório do IMS – Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco A – entrada pelo 7º Andar
Outras informações e marcação para agendamento para conexão: centroriosaudeglobal@gmail.com

*Texto de Bruno C. Dias – Abrasco

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *