O XI Seminário dos Estudantes do Instituto de Medicina Social da UERJ é um evento anual realizado por estudantes de pós-graduação em saúde coletiva de três áreas de concentração: Ciências Humanas e Sociais em Saúde; Epidemiologia e Políticas, Planejamento e Administração em Saúde. Com o tema “Resistir em tempos de violações de direitos: Saúde, educação e democracia”, a edição deste ano busca produzir reflexão e mobilização diante dos ataques que tem sido desferidos à democracia nacional presenciados no último ano. O quadro geral é de um brutal retrocesso da cidadania no Brasil e de avanço de uma agenda conservadora, exemplificadas sobretudo na política de desmonte do ensino superior público – no qual insere-se a luta pela sobrevivência da UERJ – e nas ameaças concretas ao direito à saúde.

Convidamos a todas e todos a se fazerem presentes.

#UERJResiste #IMSResiste #SaúdeEducaçãoeDemocracia

9:30 – Abertura

10:00-12:30 – Mesa de debate: DEMOCRACIA, UNIVERSIDADE E SAÚDE EM CRISE.
Valeska Antunes (Médica de família, atua no Consultório na Rua, integra a rede nacional de médicxs populares e o movimento#nenhumservicoamenos)
Gracyelle Costa (Professora da Escola de Serviço Social/UFRJ e Doutoranda no PPGSS/UERJ)
Gulnar Azevedo (Diretora do IMS/UERJ)
Ronaldo Theodoro (Professor do IMS/UERJ)
Mediadora: Thaís Vidaurre (Doutoranda no IMS/UERJ)

13:30-15:00 – Oficinas*

15:00 – Coffee Break

16:00-18:30 – Mesa de Debate: OS AVANÇOS DO CONSERVADORISMO NO BRASIL.
Alessandra Makkeda (Ativista e Assessora Parlamentar do deputado Jean Wyllys)
Thais Camargo (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP)
Rafaela Cotta (Mestranda no ProPEd/UERJ, feminista interseccional, pesquisadora do GENI – Grupo de Estudos de Gênero, Sexualidade e Interseccionalidade em educação e saúde)
Mediadora: Raquel Oscar (Doutoranda no IMS/UERJ)

*Oficinas:

Democratização da alimentação adequada e saudável no Brasil: Quais as implicações da saúde coletiva frente às ameaças contemporâneas e as iniciativas de resistência?
Camila Maranha (ACT Promoção da Saúde)
Paulo César Castro (Doutorando em Epidemiologia e Saúde Pública na ENSP/FIOCRUZ)

Sessão e debate sobre documentário “1962- o ano do saque”
Rodrigo Dutra (Cineasta e historiador, mestre em educação, comunicação e cultura na FEBF/UERJ)
André Mendonça (Professor do IMS/UERJ)

LOCAL: auditório do IMS, bloco E, 6º andar (entrada apenas pela portaria do 7° andar).

Não haverão inscriçõs prévias e os certificados serão encaminhados por e-mail posteriormente ao evento.

Un comentario sobre “(Português do Brasil) XI Seminário dos Estudantes do Instituto de Medicina Social acontece dia 27/10