Agenda 2030 na UERJ, UERJ na Agenda 2030

No dia 8 de outubro será realizado na UERJ (Teatro Odylo Costa Filho) o evento AGENDA 2030 na UERJ, UERJ na AGENDA 2030, com o objetivo de promover debates em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), plataforma multilateral, sob auspícios da ONU, para promoção de uma vida digna, dentro dos limites do planeta. Tomando como eixo as questões cruciais ligadas ao meio ambiente, o debate buscará as conexões com saúde, educação e justiça social, entre outros ODS. Sobretudo, colocará em foco a atuação da universidade na produção de conhecimento necessário à resolução dos problemas nas diversas áreas abarcadas pela Agenda 2030, que propõe a indivisibilidade das dimensões econômicas, sociais e ambientais do desenvolvimento.

De manhã (9:30-12h), haverá uma introdução a esses temas por Eduardo Faerstein (Instituto de Medicina Social, UERJ), seguida de painel com Ruy Garcia Marques (Reitor, UERJ), Luiz Davidovich (Presidente, Academia Brasileira de Ciências), Nísia Trindade Lima (Presidente, Fiocruz), Alfredo Tolmasquim (Diretor de Desenvolvimento Científico, Museu do Amanhã) e  Roberta Caldo (Diretora, Centro de Informação da ONU-Brasil), com coordenação de Israel Felzenszwalb (Instituto de Biologia, UERJ).

O painel da tarde (14-17h) será coordenado por Leticia Cotrim (Faculdade de Oceanografia, UERJ) e terá pesquisadores que debaterão o papel de suas áreas (e conexas) a partir dos ODS/Agenda 2030: Elisa Reis (socióloga, UFRJ), Debora Foguel (bióloga, UFRJ), Mercedes Bustamante (ecóloga, UnB), Paulo Gadelha (Ciência & Tecnologia, Fiocruz) e Eduardo Faerstein (epidemiólogo, UERJ).

Haverá transmissão via https://www.facebook.com/centrobrasildesaudeglobal/, manifestações artísticas e alimentação disponível em feira agroecológica. Posteriormente, a Editora da UERJ (EdUerj) publicará e-book multimídia com as apresentações e debates, além de entrevistas e bibliografia sobre o tema. As inscrições para o evento, gratuitas, serão abertas em breve.