Cursos de Verão 2020

Os Cursos de Verão do IMS ocorrem geralmente em fevereiro. Inscreva-se nos cursos que serão oferecidos entre 03 a 19 de fevereiro de 2020.

1.   Fundamentos de Metanálise | Professor Evandro Coutinho
A metanálise é um desenho de pesquisa que vem sendo utilizado de forma crescente na investigação em saúde.

Objetivos: O curso pretende apresentar: método para obter medidas combinadas via modelos de efeito fixo e efeitos aleatórios; diagnosticar e avaliar a heterogeneidade em metanálise; os principais tipos de viés em metanálise e maneiras para identifica-los. Procedimentos para registro de protocolos de metanálise e formato para publicação – PROSPERO® E PRISMA®.
Carga horária: 30h – 15 vagas – Período: 10 a 14 fev 2020
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outra Unidades/instituições, assim como pesquisadores que tenham interesse em metanálise.
Inscrição nesta página do CEPUERJ.

2.    Modelos de Variáveis Latentes Aplicados à Epidemiologia | Professor Michael Reichenheim
O curso tem uma perspectiva aplicada a estudos epidemiológicos e usa prioritariamente o software Mplus® como ferramental de análise.

Carga horária: 30h – 25 vagas – Período: 10 a 13 fev 2020
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outras unidades/instituições, assim como pesquisadores em geral com formação básica em estatística.

3.    Análise de dados com SAS | Professor Eliseu Verly Jr. e Dayan Oliveira
O curso pretende realizar uma introdução ao software Statistical Analysis System – SAS®, contemplando análises estatísticas básicas com dados da área da saúde.

Carga Horária: 20h – 15 vagas – Período: 03 a 07 fev 2020
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outras Unidades/Instituições, assim como pesquisadores que trabalhem com bancos de dados
Inscrição nesta página do CEPUERJ.

4.    Análise de dados em Epidemiologia Nutricional | Professora Rosely Sichieri e professor Eliseu Verly  Jr.
O curso pretende discutir análise de padrões de consumo e métodos estatísticos para a avaliação do consumo usual em Epidemiologia Nutricional.

Carga horária: 20h – 15 vagas –  Período: 10 a 14 fev 2020.
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outra Unidades/instituições, assim como pesquisadores que tenham interesse em epidemiologia nutricional e possuam conhecimento básico em software Statistical Analysis System (SAS®) ·
Inscrição: EM BREVE

5. Geopolítica de Medicamentos | Professores: Rosângela Caetano, Paulo Henrique e Marilena Correa
A disseminação de doenças e epidemias em escala internacional, tem desafiado a capacidade de resposta global para enfrentá-los.

Objetivo: discutir a geopolítica dos medicamentos a partir da inserção da indústria farmacêutica em nível mundial e a capacidade dos países, em especial o Brasil, para internalizá-los.
Carga Horária:  Ainda a definir – 20 vagas – Período: 10 a 19 fev 2020
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outra Unidades/instituições, assim como pesquisadores que tenham interesse no tema.
Inscrição: EM BREVE

6. Introdução à inferência causal: teoria e métodos de estimação | Professores Washington Junger e Taísa Cortes

– Ementa: O curso pretende apresentar e discutir os principais métodos de simulação, enfatizando questões relativas à inferencial causal (utilizando o software R).
– Carga horária, vagas e datas: 5 h – 15 vagas – Período: 03 a 07 fev 2020
– Público alvo: Estudantes de pós-graduação, professores e profissionais que tenham interesse no tema.
– Inscrição: EM BREVE