(Português do Brasil) Cursos de Extensão

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

CURSOS DE VERÃO 2019
)) 4 a 22 de fevereiro ((

Elementos para uma Geopolítica dos Medicamentos: o caso brasileiro
30 horas / 2 créditos
Data: 18 a 22/02, 2ªf a 6ªf, 9-12h / 14/17h
Professores: Marilena Corrêa; Paulo Henrique de A. Rodrigues; e Rosângela Caetano
EMENTA
Inscrições: secretaria@ims.uerj.br

Análise de dados com SAS – Prof. Eliseu Verly
O curso pretende realizar uma introdução ao software SAS, contemplando análises estatísticas básicas com dados da área da saúde.
Carga Horária: 20 h – Vagas limitadas (15 vagas).
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outras Unidades/Instituições, assim como pesquisadores que trabalhem com bancos de dados
Inscreva-se AQUI

Epidemiologia Nutricional – Profa. Rosely Sichieri e Prof. Eliseu Verly
A disciplina pretende capacitar o aluno para: análise e desenvolvimento de pesquisas que envolvam medidas de consumo alimentar; desenvolvimento e análise de instrumentos para coleta de dados da dieta e métodos estatísticos para a avaliação do consumo usual.
Carga horaria: 30 h – Vagas limitadas (25 vagas)
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outra Unidades/instituições, assim como pesquisadores que tenham interesse em epidemiologia nutricional
Inscreva-se AQUI

Fundamentos de Metanálise – Prof. Evandro Coutinho

A metanálise é um desenho de pesquisa que vem sendo utilizado de forma crescente na investigação em saúde. O curso pretende apresentar: método para obter medidas combinadas via modelos de efeito fixo e efeitos aleatórios; diagnosticar e avaliar a heterogeneidade em metanálise; os principais tipos de viés em metanálise e maneiras para identifica-los, procedimentos para registro de protocolos de metanálise e formato para publicação – PROSPERO E PRISMA.

Carga horaria: 30 h – Vagas limitadas (15 vagas)
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outra Unidades/instituições, assim como pesquisadores que tenham interesse em metanálise.
Inscreva-se AQUI

Modelos de Variáveis Latentes Aplicados à Epidemiologia – Prof. Michael Reichenheim

O curso tem uma perspectiva aplicada a estudos epidemiológicos e usa prioritariamente o software Mplus como ferramental de análise.

Carga horaria: 30 h – Vagas limitadas (25 vagas)
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outras unidades/instituições, assim como pesquisadores em geral com formação básica em estatística.
Inscreva-se AQUI

Abordagem Multidisciplinar no uso de Banco de Dados de interesse em Saúde Coletiva – Prof.ª Rosely Sichieri

O curso propõe discutir temas que gerem análises de dados que tenham interface com as três áreas de concentração do programa de saúde coletiva.

Carga horaria: 15 h – Vagas limitadas (25 vagas)
Público alvo: Alunos da pós-graduação do IMS e outras unidades/instituições, assim como pesquisadores em geral.
Inscreva-se AQUI