Ronaldo Teodoro

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Professor Adjunto

Doutor em Ciência Política – UFMG, 2014.

Departamento: Planejamento e Administração em Saúde

E-MAIL: ronaldosann@gmail.com

CURRÍCULO LATTES

 

TEMAS DE INTERESSE

Teoria política, pensamento político e social brasileiro, relações de trabalho e políticas de saúde pública relacionada à reflexão que envolve a formação dos Estados de Bem-Estar Social. Esta temática incide sobre os dilemas que circunscritos ao pacto federativo e a organização da política de saúde, bem como o subfinanciamento e as relações público e privadas de interesses que configuram o Sistema Único de Saúde.

PRINCIPAIS PROJETOS

A saúde suplementar do ponto de vista dos contratos coletivos: uma analise das contratações e negociações coletivas (concluído).

Descrição: Analisar os acordos e negociações coletivas relacionadas à assistência à saúde de trabalhadores nos ramos de atividade industrial, comercial e de serviços no Brasil e Minas Gerais entre os anos de 2000 e 2014, no sentido de estabelecer a correspondência entre a configuração do mercado laboral no país e a estrutura de organização do setor de saúde suplementar.

Fundamentos e perspectivas da formação do cidadão brasileiro (Em andamento).

Descrição: A linha de pesquisa tem como objetivo identificar as diferentes gramáticas, conceitos e valores presentificados nas obras de pensadores que buscaram refletir sobre as condições de formação do cidadão e da cidadã na república brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

200 anos de nação: impasses na construção da república no Brasil (Em andamento);

Descrição: Investigação acerca de alguns dos grandes impasses que atravessam a trajetória de formação da nação brasileira, considerando a proximidade das celebrações dos 200 anos de independência do país. Em um primeiro momento, será realizada uma revisão bibliográfica acerca das principais fontes do pensamento republicano no Brasil. O segundo momento de nossa pesquisa envolve a interpelação de alguns dos grandes impasses da democracia brasileira a partir da linguagem do republicanismo. Interpelaremos, assim, desde a ótica dessa tradição, alguns dos temas que tem se mostrado mais prolíficos e ruidosos nos estudos sobre nossa democracia: culturas e identidades do Brasil; trabalho e cidadania; Estado e políticas sociais; a organização do Estado e a segurança pública; a organização do Estado e a questão da corrupção; mídia e suas articulações sócio-culturais e políticas.

PUBLICAÇÕES DESTACADAS

SANTOS, Ronaldo Teodoro. Ambiguidades do momento corporativo: gênese e justificação dos direitos sociais no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 17, p. 43-66, 2015.

 

SANTOS, Ronaldo Teodoro. Matrizes Doutrinárias do Corporativismo Sindical Contemporâneo: notas sobre o campo da doutrina social católica. Oficina do CES/Coimbra, v. 2013, p. 1-13, 2013.

 

SANTOS, Ronaldo Teodoro. A autonomia sindical segundo os intelectuais: um debate inconcluso. Política & Trabalho (Online), v. 2012, p. 299-316, 2012.

 

ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; CHERCHIGLIA, Mariângela Leal ; SALLES, Pedro ; SANTOS, Ronaldo Teodoro ; FREITAS, Rosiene Maria ; BRANT, I. L. M. . A saúde suplementar do ponto de vista dos contratos coletivos – uma analise das contratações e negociações coletivas. In: Andrea Carlesso Lozer; Carla Valéria Cazarim Godoy; Karla Santa Cruz Coelho; Fernando Antonio Gomes Leles. (Org.). A saúde suplementar do ponto de vista dos contratos coletivos – uma analise das contratações e negociações coletivas. 1ed.Rio de Janeiro: ANS, 2015, v. 1, p. 117-134.

PROGRAMA DE PESQUISA

 

Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (CERBRAS/UFMG)