Ronaldo Teodoro

Professor Adjunto

Doutor em Ciência Política – UFMG, 2014.

Departamento: Planejamento e Administração em Saúde

E-MAIL: ronaldosann@gmail.com

CURRÍCULO LATTES

 

TEMAS DE INTERESSE

Teoria política, pensamento político e social brasileiro, relações de trabalho e políticas de saúde pública relacionada à reflexão que envolve a formação dos Estados de Bem-Estar Social. Esta temática incide sobre os dilemas que circunscritos ao pacto federativo e a organização da política de saúde, bem como o subfinanciamento e as relações público e privadas de interesses que configuram o Sistema Único de Saúde.

PRINCIPAIS PROJETOS

A saúde suplementar do ponto de vista dos contratos coletivos: uma analise das contratações e negociações coletivas (concluído).

Descrição: Analisar os acordos e negociações coletivas relacionadas à assistência à saúde de trabalhadores nos ramos de atividade industrial, comercial e de serviços no Brasil e Minas Gerais entre os anos de 2000 e 2014, no sentido de estabelecer a correspondência entre a configuração do mercado laboral no país e a estrutura de organização do setor de saúde suplementar.

Fundamentos e perspectivas da formação do cidadão brasileiro (Em andamento).

Descrição: A linha de pesquisa tem como objetivo identificar as diferentes gramáticas, conceitos e valores presentificados nas obras de pensadores que buscaram refletir sobre as condições de formação do cidadão e da cidadã na república brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

200 anos de nação: impasses na construção da república no Brasil (Em andamento);

Descrição: Investigação acerca de alguns dos grandes impasses que atravessam a trajetória de formação da nação brasileira, considerando a proximidade das celebrações dos 200 anos de independência do país. Em um primeiro momento, será realizada uma revisão bibliográfica acerca das principais fontes do pensamento republicano no Brasil. O segundo momento de nossa pesquisa envolve a interpelação de alguns dos grandes impasses da democracia brasileira a partir da linguagem do republicanismo. Interpelaremos, assim, desde a ótica dessa tradição, alguns dos temas que tem se mostrado mais prolíficos e ruidosos nos estudos sobre nossa democracia: culturas e identidades do Brasil; trabalho e cidadania; Estado e políticas sociais; a organização do Estado e a segurança pública; a organização do Estado e a questão da corrupção; mídia e suas articulações sócio-culturais e políticas.

PUBLICAÇÕES DESTACADAS

SANTOS, Ronaldo Teodoro. Ambiguidades do momento corporativo: gênese e justificação dos direitos sociais no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 17, p. 43-66, 2015.

 

SANTOS, Ronaldo Teodoro. Matrizes Doutrinárias do Corporativismo Sindical Contemporâneo: notas sobre o campo da doutrina social católica. Oficina do CES/Coimbra, v. 2013, p. 1-13, 2013.

 

SANTOS, Ronaldo Teodoro. A autonomia sindical segundo os intelectuais: um debate inconcluso. Política & Trabalho (Online), v. 2012, p. 299-316, 2012.

 

ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; CHERCHIGLIA, Mariângela Leal ; SALLES, Pedro ; SANTOS, Ronaldo Teodoro ; FREITAS, Rosiene Maria ; BRANT, I. L. M. . A saúde suplementar do ponto de vista dos contratos coletivos – uma analise das contratações e negociações coletivas. In: Andrea Carlesso Lozer; Carla Valéria Cazarim Godoy; Karla Santa Cruz Coelho; Fernando Antonio Gomes Leles. (Org.). A saúde suplementar do ponto de vista dos contratos coletivos – uma analise das contratações e negociações coletivas. 1ed.Rio de Janeiro: ANS, 2015, v. 1, p. 117-134.

PROGRAMA DE PESQUISA

 

Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (CERBRAS/UFMG)